Avaliação financeira da instituição: quais os indicadores mais importantes?

Para ter uma gestão escolar eficiente, faz-se necessário estar atento em alguns indicadores de negócios que garantem o bom funcionamento dos processos de uma instituição de ensino.

ensino, instituição de ensino, avaliação financeira, indicadores, negócios, gestão financeira, gestão financeira, gestão escolar

Afinal, assim como nós seres humanos precisamos checar nossa saúde com exames médicos e consultas de tempos e tempos para verificar se está tudo em ordem, os indicadores também precisam ser conferidos para que seja realizada uma avaliação financeira da instituição.

Vamos conferir alguns desses principais indicadores?

Cancelamento de contratos

O cancelamento de contratos é um indicador que atinge tanto a gestão pedagógica quanto a gestão financeira da instituição.

Trata-se de um índice que desencadeará a interrupção dos pagamentos das mensalidades que haviam sido projetadas para um determinado período, o que vai impactar nos relatórios de previsão e arrecadação.

Uma boa dica para combater este índice comum na maioria das escolas é a efetiva realização do planejamento pedagógico, dia após dia, com acompanhamento frequente dos alunos e aproximação da relação e comunicação entre a família e a escola.

Inadimplência

Em tempos de crise, esse tem sido um dos principais indicadores, pois as famílias têm apresentado mais dificuldades para estarem em dia com as contas e compromissos financeiros.

Vale lembrar que, como a escola também é uma empresa, os funcionários continuam trabalhando e as contas não param de chegar. Portanto, é necessário buscar mecanismos de cobrança para estar em dia com as finanças.

Previsão da receita

O aumento do potencial de receita deve ser mensurado de acordo com o potencial de captação de alunos da instituição ou com o seu potencial de taxa de ocupação.

É importante que haja o acompanhamento recorrentemente para garantir que as vagas disponíveis estão apresentando a melhor taxa de ocupação possível para o número de vagas ofertadas.

Com a chegada das novas tecnologias, já existem diversas maneiras de despertar o interesse do público como promover a captação de novos alunos por meio do marketing, tanto o tradicional, quanto o digital. Explore novas possibilidades sempre!

 

Custo fixo

Toda instituição ou empresa tem um custo fixo de despesas que deve ser calculado para que não ocorram surpresas no orçamento.

Também é importante considerar as manutenções rápidas e antecipadas, pois o cenário econômico pode mudar a qualquer momento.

ensino, instituição de ensino, avaliação financeira, indicadores, negócios, gestão financeira, gestão financeira, gestão escolar

Lucrabilidade e rentabilidade

Os dois juntos examinam a eficácia das operações da instituição, exibindo os efeitos combinados de liquidez, gestão de ativos e gestão da dívida sobre os resultados operacionais.

A rentabilidade de uma instituição consiste na capacidade que ela tem de se financiar, em como é a sua distribuição de dividendos e na sua capacidade de gerar receitas.

Os índices de lucratividade indicam o percentual de retorno pela empresa sobre as vendas e consistem em:

  • Margem de Lucro Líquido;
  • Margem de Lucro Operacional;
  • Margem de Lucro Bruto, EBITDA;
  • Retorno sobre o ativo total (ROA);
  • Retorno sobre o patrimônio líquido (ROE).

Custo por curso x receitas por cursos

Qual o valor representa hoje cada curso presente na instituição? É importante ter essa conta em mente, pois muitos cursos podem não corresponder ao custo-benefício.

Para entender se vale a pena ofertar determinado curso, é indispensável fazer o cruzamento entre os custos, as ofertas, e as receitas geradas por ele.

Controle de bolsas, descontos e financiamentos

Ter uma planilha ou um programa de controle de bolsas de descontos e financiamentos é fundamental para que o gestor saiba o que está entrando e o que está saindo do caixa — o famoso controle do fluxo de caixa.

Todos os descontos devem ser avaliados para que a instituição não tenha prejuízos, afinal, os processos devem beneficiar todas as partes.

ensino, instituição de ensino, avaliação financeira, indicadores, negócios, gestão financeira, gestão financeira, gestão escolar
Vale a pena investir em uma avaliação financeira da instituição?

Diante de todos os indicadores expostos, é melhor prevenir do que remediar, certo? Um bom gestor sabe que, estando com a avaliação financeira e planejamento em dia, as chances de ter algum tipo de problema na gestão escolar são mínimas e, caso eles surjam, o modo de controlar esses problemas será bem mais tranquilo e preparado.

Fonte: Gennera


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL

Quais Livros Contábeis e Fiscais São Obrigatórios para as ONGS?

http://www.contabeis.com.br/noticias/35088/quais-livros-contabeis-e-fiscais-sao-obrigatorios-para-as-ongs/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+portalcontabeis+%28Contabeis.com.br+-+Not%C3%ADcias%2C+Artigos%2C+Legisla%C3%A7%C3%A3o%29 As entidades não governamentais sem fins lucrativos (ONGs) deverão ter escrituração contábil para comprovar sua situação de imunidade ou isenção de tributos. Para tanto, seguem a regra geral das demais pessoas jurídicas, devendo possuir os seguintes Leia mais…

ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL

IFRS17 – A jornada apenas começou

IFRS17 – A jornada apenas começou Por Gilberto Souza* No último dia 18 de maio, foi iniciada uma grande jornada para as entidades seguradoras. O IASB – International Accounting Standards Board (ou Conselho de Normas Leia mais…

ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL

O que é LALUR (Livro de Apuração do Lucro Real) e para que serve?

http://www.contabeis.com.br/noticias/34982/o-que-e-lalur-livro-de-apuracao-do-lucro-real-e-para-que-serve/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+portalcontabeis+%28Contabeis.com.br+-+Not%C3%ADcias%2C+Artigos%2C+Legisla%C3%A7%C3%A3o%29 A legislação brasileira não é uma das mais simples que existem, pelo contrário. O número de detalhes em meio à burocracia é grande, de forma que as empresas que não tiverem por perto profissionais Leia mais…